quinta-feira, 12 de setembro de 2013

[ONLINE] 978R - GEST EQUIPES TRAB (OPT)

[ONLINE] 978R - GEST EQUIPES TRAB (OPT)


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Conteúdo 1
UNIDADE I

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Para estar preparado em correr riscos em um empreendimento, quais fundamentos você deve observar?
A
Ser conservador em minhas decisões e não gostar de correr riscos
B
Ter consciência de que o fator risco está presente em todo negócio, mas sempre com receio de fracassar
C
Saber como reduzir os riscos do negócio e estar emocionalmente forte para lidar com incertezas e dificuldades
D
Efetuar  um Plano de Negócios para otimizar os riscos
E
Ter uma visão holística de toda a empresa, todavia trabalhando individualmente

Qual o seu principal objetivo em uma empresa?
A
Obter retorno sobre o investimento financeiro realizado
B
Atender bem as necessidades dos clientes
C
Ter uma atividade de trabalho
D
Gostar do negócio
E
Ser um empreendedor

No tocante à estrutura de um plano de negócios ,qual alternativa é a mais realista?
A
Elaborar diversos planos de negócios.
B
Nunca elaborar um plano de negócios.
C
É importante a elaboração de um plano de negócios que contemple visões e ações.
D
Estou conversando com meus amigos.
E
Creio não ser necessário, tenho visão.

Como se pretende analisar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? Aponte a alternativa que se apresenta de forma mais realista.
A
Não conhecendo técnicas de análise da concorrência
B
Sabendo como analisar a concorrência, sem nunca ter feito isso antes
C
Conseguindo interpretar plenamente e corretamente o posicionamento dos concorrentes no mercado
D
Tendo um posicionamento dos potenciais clientes no mercado
E
Efetuando constantemente um Plano de Negócios e um Planejamento Estratégico

Ao se efetuar o Plano de Marketing de uma  empresa, há a necessidade de preencher alguns requisitos. Aponte qual é a  alternativa mais realista?
A
Conhecendo os  conceitos de marketing, mas que nunca foram colocados em prática.
B
Tendo uma  pequena experiência na elaboração de planos de marketing.
C
Estruturando o Plano de Marketing.
D
Tendo uma profunda análise no 4P de Marketing, interagindo o Plano de Negócio com o Planejamento Estratégico.
E
Tendo uma visão sucinta  dos conceitos de marketing.

No tocante à gestão financeira  ,esta tem um papel muito importante na obtenção de recursos para o empreendimento. Aponte a alternativa mais realista.
A
Ter domínio de custos, formação de preços, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e análise de resultados.
B
Não conhecendo aspectos da gestão financeira.
C
Conhecendo alguns conceitos de gestão financeira.
D
Tendo uma visão de Pesquisa e Desenvolvimento.
E
Tendo domínio dos custos, formação de  preços, ponto de equilíbrio, análise de resultados, alianças estratégicas, tecnologia, critérios de seleção de produtos, produção e distribuição, serviços pós venda, propriedade intelectual (marcas e patentes, regulamentações e certificações).

A negociação com fornecedores e clientes é de importância vital para a “saúde” da empresa. Aponte a alternativa que se apresenta de forma mais realista.
A
Não tendo experiência em negociações
B
Sendo apenas um excelente negociador
C
Tendo consciência de que preciso melhorar a habilidade de negociar
D
Sendo um excelente negociador e efetuando pesquisas
E
Devendo apresentar um forte aspecto negociador e sempre trabalhar com um Plano de Negócios

No âmbito das pessoas, quais poderiam ajudá-lo em seu projeto ? Neste sentido, aponte a alternativa que se apresenta de forma mais realista.
A
Procurando melhorar a habilidade de estabelecer relacionamentos fortes
B
Tendo dificuldades em desenvolver relacionamentos
C
Dominando técnicas e praticas de contatos
D
Tendo somente um forte relacionamento (network)
E
Apresentando um forte relacionamento (network) e efetuando constantemente um planejamento,assim como  tendo uma ampla assessoria em Plano de Negócio

A prática de vendas também é uma arte. Como você se comportaria em um segmento de vendas? Aponte a alternativa correta.
A
Apresentando pouca experiência em vendas
B
Conhecendo técnicas de vendas e colocando-as em prática constantemente
C
Melhorando minha comunicação
D
Desenvolvendo o Plano de Vendas de uma Empresa
E
Desenvolvendo o Plano de Vendas de uma Empresa,trabalhando fortemente com o perfil da demanda do setor e também com as questões de sazonalidade dos produtos.

O papel da liderança é um pilares da administração moderna. Como Você coordenaria um grupo de pessoas? Aponte a sabe coordenar outras pessoas?
A
Sendo patrão, o que tenho a fazer é dar ordens
B
Conseguindo motivar as pessoas a realizar as atividades
C
Tendo dificuldades no relacionamento com empregados,todavia procurando melhorar
D
Visão de gestão em motivar as pessoas
E
Visão de gestão em motivar as pessoas, liderança e trabalho em equipe, proporcionando crescimento de todos


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Conteúdo 2
UNIDADE II


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A principal motivação de um empreendedor para iniciar um negócio é:
A
Ganhar dinheiro
B
Ser famoso (status)
C
Segurança
D
Ser independente
E
Ter poder

Para ser um empreendedor de sucesso, você precisa de:
A
Dinheiro
B
Muito trabalho
C
Sorte
D
Uma boa idéia
E
Todas as anteriores

Os empreendedores são melhores como:
A
Gerentes
B
Capitalistas de risco
C
Administradores
D
Fazedores
E
Operacionais

Os empreendedores:
A
Assumem altos riscos
B
Não assumem altos riscos
C
Assumem riscos moderados
D
Não se preocupam com riscos
E
Assumem baixos riscos

Os empreendedores são apaixonados por:
A
Novas idéias
B
Novos empregados
C
Novos conceitos administrativos
D
Novos produtos
E
Todas as anteriores

Os empreendedores geralmente criam:
A
Novas empresas de serviços
B
Novas empresas de manufatura
C
Novas empresas de construção
D
Novas empresas de tecnologia
E
Mais de uma empresa

Caso haja uma reunião social ou de  trabalho em qual alternativa  se encaixa o perfil empreendedor?
A
Espera que o grupo se organize para ver a tarefa que lhe caberá realizar.
B
Tem tendência de tomar a frente do grupo, propor o que deve ser feito, dividir as tarefas pelos companheiros e dar início à ação.
C
Participa das discussões mas não toma a frente do grupo, ficando sempre junto com todos, nem à frente, nem atrás.
D
Você tende a seguir horários que é importante, que a disciplina não faz mal a ninguém e que a liberdade pessoal vem depois das regras sociais.
E
Torna claro para você que os horários marcados fazem parte do emprego e têm que ser obedecidos por quem precisa trabalhar.

Quando há a necessidade de ajudar a encontrar uma solução para um problema importante, qual o comportamento mais provável de um empreendedor?
A
Aceita o desafio, pensa um pouco e logo imagina mais de uma forma para solucionar o problema.
B
Pensa muito sobre o assunto, mas não consegue imaginar uma solução que valha a pena.
C
Prefere não ajudar, pois tem horror a problemas.
D
Já sei como resolvê-la gente! Pode deixar comigo!
E
Bem, vou fazer força para tudo dar certo!

Quando  surge uma oportunidade de fazer um bom negócio, qual seria a reação de um empreendedor nessas ocasiões?
A
Para e pensa, pensa cuidadosamente nessas oportunidades e, algumas vezes, passa tanto tempo analisando a situação, que outros acabaram fazendo o negócio antes de você.
B
Pensa um pouco, analisa cuidadosamente o negócio, e se achou viável foi em frente, com fé em Deus e confiança em si mesmo.
C
Pensa um pouco e sempre prefere esperar por um negócio mais seguro.
D
Pensa e analisa com cuidado e, se a idéia lhe parecer boa, dedica-se à sua implantação com vontade e confiança de que ela vai dar certo.
E
Escuta e desconfia de que não pode dar certo e, assim, acha melhor continuar fazendo do jeito que sempre fez.

Os negócios podem fracassar, pois estão inseridos em um mercado repleto de variáveis tanto econômicas, como política e mercadológica. No que se refere ao conceito,ao papel do que seja empreendedor, qual seria a alternativa que se apresenta de forma mais realista.
A
Tiveram a oportunidade de aprender com os próprios erros e, certamente, saíram mais fortes dessas experiências.
B
Os empreendedores não devem cometer erros e fracassos. Por isso, somente devem entrar em negócios seguros.
C
Os empreendedores devem pensar muito antes de agir, mesmo que a oportunidade de iniciar um negócio passe. Afinal, outras oportunidades surgirão.
D
Perfil de pessoas visionárias, que acreditaram escolher o caminho mais seguro.
E
Pensa nas dificuldades que eles enfrentaram e fica satisfeito com a sua vida modesta, porém tranqüila.



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Conteúdo 3
UNIDADE III

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O que deve expressar um sumário executivo?
A
Não deve expressar uma síntese do que será apresentado, deve atrair o leitor para todo o PN.
B
Visão de um projeto.
C
Um esquema de idéias.
D
Etapas teóricas.
E
Deve expressar uma síntese do que será apresentado, deve atrair o leitor para todo o PN.

No ciclo de vida dos produtos, existem 4 etapas de desenvolvimento, quais são essas etapas?
A
Etapa introdutória, crescimento, maturação e declínio
B
Nascimento, Declínio, Maturação e Morte
C
Desenvolvimento, Expansão, Maturação e Morte
D
Expansão, Desenvolvimento, Declínio e Nascimento
E
Nascimento,  Maturação, Crescimento e Declínio.

A Matriz BCG possibilita a análise da carteira de produtos com base em dois grandes fatores, quais são esses dois fatores?
A
Crescimento de mercado
B
Um visão da empresa
C
Retração de mercado
D
Consolidação no mercado
E
Crescimento de mercado e participação relativa de mercado.

Na Matriz BCG, existe uma classificação em que estágio se encontra o seu produto em relação ao mercado, quais são esses 4 estágios e o que cada um representa para a organização?
A
Duvida, estrela, vaca leiteira e abacaxi
Dúvida = baixa participação no mercado em um mercado em alto crescimento
Estrela = alta participação no mercado em mercados em crescimento – demandam grandes investimentos para se manterem no topo.
Vaca Leiteira = importante participação no mercado em baixo crescimento costumam gerar muito dinheiro e não necessitam de grandes investimentos.
Abacaxi = pouca participação no mercado em mercado em baixo crescimento. Geralmente devem ser descartados.
B
Duvida, estrela, vaca leiteira e abacaxi
Dúvida = baixa participação no mercado em um mercado em alto crescimento
Vaca Leiteira = alta participação no mercado em mercados em crescimento – demandam grandes investimentos para se manterem no topo.
Estrela = importante participação no mercado em baixo crescimento, costumam gerar muito dinheiro e não necessitam de grandes investimentos.
Abacaxi = pouca participação no mercado em mercado em baixo crescimento. Geralmente devem ser descartados.
C
Duvida, estrela, vaca leiteira e abacaxi
Abacaxi = baixa participação no mercado em um mercado em alto crescimento
Vaca Leiteira = alta participação no mercado em mercados em crescimento – demandam grandes investimentos para se manterem no topo.
Estrela = importante participação no mercado em baixo crescimento, costumam gerar muito dinheiro e não necessitam de grandes investimentos.
Dúvida = pouca participação no mercado em mercado em baixo crescimento. Geralmente devem ser descartados.
D
Duvida, estrela , vaca leiteira e abacaxi
Dúvida = baixa participação no mercado em um mercado em alto crescimento
Estrela = alta participação no mercado em mercados em crescimento – demandam grandes investimentos para se manterem no topo.
Abacaxi = importante participação no mercado em baixo crescimento, costumam gerar muito dinheiro e não necessitam de grandes investimentos.
Vaca Leiteira = pouca participação no mercado em mercado em baixo crescimento. Geralmente devem ser descartados.
E
Duvida, estrela , vaca leiteira e abacaxi
Estrela = baixa participação no mercado em um mercado em alto crescimento
Dúvida = alta participação no mercado em mercados em crescimento – demandam grandes investimentos para se manterem no topo.
Vaca Leiteira = importante participação no mercado em baixo crescimento, costumam gerar muito dinheiro e não necessitam de grandes investimentos.
Abacaxi = pouca participação no mercado em mercado em baixo crescimento. Geralmente devem ser descartados.

Nas estratégias de Marketing, a empresa utiliza-se de meios e métodos para atingir seus objetivos. Essas estratégias referem-se ao composto de 4P`s, quais são esses 4P`s?
A
Produto, preço, praça e Produção
B
Produto, Preço, PIB e Projetos
C
Produto, Preço, Políticas e Pagamentos
D
Produto, Preço, Postulados e Prioridades
E
Produto, Preço, Praça e Propaganda.

Explique o que é Posicionamento do Produto?
A
Um produto que atenda em termos as necessidades e expectativas do cliente alvo escolhido.
B
Não estabelecer uma imagem do produto.
C
Ser igual à concorrência.
D
Não se preocupar com muitas variações de produto, opcionais, acessórios, kit completo, peças individuais,
E
Direcionar o produto para atender às necessidades e expectativas do cliente alvo escolhido.

Cite alguns canais de distribuição que a empresa pode adotar para levar seu produto até o consumidor?
A
Meios de vendas: Canais de Marketing, Distribuição física – venda direta, serviços ao cliente – venda indireta
B
Características de  Mercado
C
Localização dos Clientes
D
Meios de Hospedagem
E
Ser igual à concorrência.

Quais são os principais meios de comunicação que a empresa deve estar utilizando para divulgação de seu produto?
A
Veículos de comunicação: televisão, rádio, mala direta, outdoors, panfletos, brindes, patrocínios em eventos, internet, fax, listas telefônicas, participação em feiras, mídia em metrô, jornais, revistas, etc.
B
Veículos de comunicação: televisão, rádio, mala direta, outdoors, panfletos, brindes, patrocínios em eventos, internet, busdoor, listas telefônicas, telegráfo, mídia em metrô, jornais, revistas, etc.
C
Veículos de comunicação: televisão, rádio, mala direta, outdoors, panfletos, brindes, patrocínios em eventos, internet, busdoor, listas telefônicas, participação em feiras, telegrama, jornais, revistas, etc.
D
Veículos de comunicação: televisão, rádio, mala direta, outdoors, panfletos, brindes, patrocínios em eventos, internet, busdoor, listas telefônicas, participação em feiras, mídia em metrô, sonar, revistas, etc.
E
Veículos de comunicação: televisão, rádio, mala direta, outdoors, panfletos, brindes, patrocínios em eventos, internet, busdoor, listas telefônicas, participação em feiras, mídia em metrô, jornais, revistas, etc.

Como a empresa deve elaborar sua projeção de vendas
A
Somente a análise é aspecto fundamental
B
Projeção simples do planejamento
C
Não se esquecer de analisar o segmento, produto, a sazonalidade não é aspecto fundamental nas vendas.
D
Sendo apenas um visionário
E
Toma como base, análise do mercado, capacidade produtiva e a estratégia de marketing da empresa.

Como é obtido o valor da mão-de-obra direta?
A
O Valor da mão-de-obra direta é obtido dividindo-se o total do custo de mão-de-obra direta pelo número de dias de mão-de-obra direta disponível.
B
O Valor da mão-de-obra direta é obtido dividindo-se o total do custo de mão-de-obra direta pelo número de horas de mão-de-obra indireta disponível.
C
O Valor da mão-de-obra direta é obtido dividindo-se o total do custo de mão-de-obra indireta pelo número de horas de mão-de-obra direta disponível.
D
O Valor da mão-de-obra direta é obtido dividindo-se o total do custo de mão-de-obra indireta pelo número de horas de mão-de-obra indireta disponível.
E
O Valor da mão-de-obra direta é obtido dividindo-se o total do custo de mão-de-obra direta pelo número de horas de mão-de-obra direta disponível.


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Conteúdo 4
UNIDADE IV

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Quais são as formas mais comuns de organização de uma empresa?
A
Firma Coletiva
B
Firma Aberta
C
Firma Direcionada
D
Firma  Empresarial
E
Firma individual, sociedade de capital aberto, sociedade limitada e sociedade de capital fechado.

Aponte a alternativa que contempla quais são as principais despesas pré-operacionais de uma empresa?
A
Treinamento puro e simples dos funcionários
B
Pesquisa de Mercado somente
C
Testes vocacionais
D
Visitas somente aos principais fornecedores de matérias-primas
E
Negociações de pontos de vendas para distribuição, Treinamento dos funcionários, Testes, Visitas aos fornecedores de matérias-primas.

Aponte a alternativa que contém exemplos de custos administrativos?
A
Custos Administrativos: chamados também de despesas operacionais, salário do pessoal de escritório, secretárias, contadores, motoristas, segurança, depreciação dos ativos fixos, comunicações, etc.
B
Custos Administrativos – engloba a soma de todos os custos promocionais e de venda, incluindo distribuição às lojas de varejo, comissões etc.
C
Custo Administrativo – soma de todos os juros pagos sobre os empréstimos.
D
Custos Administrativos – soma-se todas as matérias-primas utilizadas para fabricar todos os produtos que foram vendidos.
E
Custos Administrativos – soma de todos os custos de mão-de-obra direta para o ano todo.

O que é ativo permanente?
A
Ativo Permanente é a soma de todos os custos de terrenos e melhorias, prédios, máquinas, mobília e acessórios, veículos, etc.
B
Ativo Permanente é a soma de todos os custos de mão-de-obra direta e indireta.
C
Ativo Permanente é a soma de todos os custos financeiros.
D
Ativo Permanente é a soma de todos os custos variáveis.
E
Ativo Permanente é a soma de todos os custos de despesas em marketing.

Como se obtém o Lucro Operacional?
A
Lucro Bruto menos Marketing e Custos Variáveis = LUCRO OPERACIONAL
B
Lucro Líquido menos Marketing e Custos Administrativos = LUCRO OPERACIONAL
C
Lucro Líquido  menos impostos e Custos Administrativos = LUCRO OPERACIONAL
D
Lucro Bruto menos Marketing e Custos de matéria-prima = LUCRO OPERACIONAL
E
Lucro Bruto menos Marketing e Custos Administrativos = LUCRO OPERACIONAL

Como se obtém o Lucro Líquido após os impostos?
A
LUCRO OPERACIONAL menos Custo financeiro resulta em  LUCRO LÍQUIDO antes dos impostos. Lucro líquido antes dos impostos menos o IR – imposto de renda pago pela empresa = LUCRO LÍQUIDO após os impostos.
B
LUCRO OPERACIONAL menos Custo financeiro resulta em  LUCRO LÍQUIDO depois dos impostos. Lucro líquido antes dos impostos menos o IR – imposto de renda pago pela empresa = LUCRO LÍQUIDO após os impostos.
C
LUCRO OPERACIONAL menos Custo financeiro resulta em  LUCRO LÍQUIDO antes dos impostos. Lucro líquido antes dos impostos mais o IR – imposto de renda pago pela empresa = LUCRO LÍQUIDO após os impostos.
D
LUCRO OPERACIONAL menos Custo financeiro resulta em  LUCRO LÍQUIDO antes dos impostos. Lucro líquido antes dos impostos menos o IR – imposto de renda pago pela empresa = LUCRO LÍQUIDO antes dos impostos.
E
LUCRO OPERACIONAL mais Custo financeiro resulta em  LUCRO LÍQUIDO antes dos impostos. Lucro líquido antes dos impostos menos o IR – imposto de renda pago pela empresa = LUCRO LÍQUIDO após os impostos.

Quais são os três tipos de ponto de equilíbrio normalmente mencionados?
A
ponto de equilíbrio de vendas, ponto de equilíbrio de logística (volume), ponto de equilíbrio de percentagem ( % )
B
ponto de equilíbrio de marketing, ponto de equilíbrio de produção (volume), ponto de equilíbrio de percentagem ( % )
C
ponto de equilíbrio financeiro, ponto de equilíbrio de produção (volume), ponto de equilíbrio de percentagem ( % )
D
ponto de equilíbrio de custos, ponto de equilíbrio de produção (volume), ponto de equilíbrio de percentagem ( % )
E
ponto de equilíbrio de vendas, ponto de equilíbrio de produção (volume), ponto de equilíbrio de percentagem ( % )

Para se determinar o ponto de equilíbrio, três números precisam ser demonstrados, quais são eles?
A
Vendas – vendas anuais como indicadas no demonstrativo de lucros e perdas, custos variáveis – custos que se alteram significativamente de acordo com os níveis de produção e que geralmente consistem do custo de matéria-prima mais mão de obra, desde que contratada e dispensada de acordo com o volume de produção que a fábrica está gerando em diferentes momentos, custos fixos – mão-de-obra indireta, despesas gerais, juros, depreciação. Não se alteram conforme a produção.
B
Vendas – vendas anuais como indicadas no demonstrativo de lucros e perdas, custos fixos – custos que se alteram significativamente de acordo com os níveis de produção e que geralmente consistem do custo de matéria-prima mais mão de obra, desde que contratada e dispensada de acordo com o volume de produção que a fábrica está gerando em diferentes momentos, custos variáveis – mão-de-obra indireta, despesas gerais, juros, depreciação. Não se alteram conforme a produção.
C
Vendas – vendas semestrais como indicadas no demonstrativo de lucros e perdas, custos variáveis – custos que se alteram significativamente de acordo com os níveis de produção e que geralmente consistem do custo de matéria-prima mais mão de obra, desde que contratada e dispensada de acordo com o volume de produção que a fábrica está gerando em diferentes momentos, custos fixos – mão-de-obra indireta, despesas gerais, juros, depreciação. Não se alteram conforme a produção.
D
Vendas – vendas anuais como indicadas no demonstrativo de lucros e perdas, custos variáveis – custos que se alteram significativamente de acordo com os níveis de produção e que geralmente consistem do custo de matéria-prima mais mão de obra, desde que contratada e dispensada de acordo com o volume de produção que a fábrica está gerando em diferentes momentos, custos fixos – mão-de-obra indireta, despesas gerais, juros, depreciação. Não se alteram conforme a produção.
E
Vendas – vendas anuais como indicadas no demonstrativo de lucros e perdas, custos variáveis – custos que se alteram significativamente de acordo com os níveis de produção e que geralmente consistem do custo de matéria-prima mais mão de obra, desde que contratada e dispensada de acordo com o volume de produção que a fábrica está gerando em diferentes momentos, custos fixos – mão-de-obra direta, despesas gerais, juros, depreciação. Não se alteram conforme a produção.

Como se calcula o Ponto de Equilíbrio de Vendas?
A
          Vendas anuais X Custo fixo anual
PE =_______________________
          Vendas anuais – Custos variáveis anuais
B
           Ponto de equilíbrio de Vendas
PE =   _______________________
           Preço unitário de venda
C
            Vendas anuais x Custo variável anual
PE =   _______________________
            Preço unitário de venda
D
PE =  Vendas anuais x Custo variável anual
            _______________________
           Vendas anuais – Custos variáveis anuais
E
PE =  Preço unitário de venda
          _______________________
           Ponto de equilíbrio de Vendas

Se você tivesse que iniciar um negócio, logicamente, procuraria analisar com rigor a situação e, diante dos resultados dessa análise, que atitude seria a mais coerente dentro do contexto do empreendedorismo?
A
Só abriria a empresa se o resultado demonstrasse que o negócio tenha 100% de chance de dar certo.
B
Apostaria na idéia, mesmo que os resultados apontassem uma certa margem de risco.
C
Só entraria no negócio se tivesse certeza de que haveria grande chance de dar certo.
D
Com coragem, sangue-frio e força de vontade.
E
Com um certo receio, mas com fé em Deus.



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